FIBRINA RICA EM PLAQUETAS NO TRATAMENTO DE LESÕES CRÔNICAS: UM ESTUDO DE CASO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/feridas.2023v11i59p2164-2169

Palavras-chave:

lesão por pressão, Cicatrização, Fibrina Rica em Plaquetas

Resumo

Lesões por pressão (LP) podem ser de difícil cicatrização. Muitas vezes, a cura desta lesão é lenta com o uso das terapias convencionais. O uso de fibrina rica em plaquetas (FRP) para cicatrizar feridas é um método simples e de baixo custo, e seu uso se justifica pela liberação de fatores de crescimento, citocinas e moduladores da matriz extracelular, que atuam na reparação do tecido. O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de cicatrização de uma paciente portadora de LP com o uso da FRP. Trata-se de um estudo de caso de uma paciente com LP grau III. A FRP é produzida a partir de amostras de sangue do próprio paciente que são centrifugadas e aplicadas sobre o leito da lesão. Para avaliação da evolução da cicatrização, foram realizados registro fotográfico, mensuração milimétrica e descrição da ferida. Após nove aplicações, houve a completa cicatrização da lesão.

Biografia do Autor

Willamys Antonio Oliveira Santos, Universidade estadual de Londrina

Enfermeiro, Bacharel em Enfermagem pela universidade estadual de Londrina.

Maria Clara Giorio Dutra Kreling, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Enfermeira, docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Mestre e Doutora em enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Crysthianne Cônsolo de Almeida Baricati, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Enfermeira, docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina.

Mara Cristina Nishikawa Yagi, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Mestre e doutora em saúde coletiva pela Universidade Estadual de Londrina.

Márcia Eiko Karino, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e doutora em ciências da saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos