MATÉRIA

                                      EWMA Conference 2023 será realizada em Milão, na Itália

 Milão será palco da EWMA Conference 2023.  A conferência, que está na 33ª edição, acontecerá entre os dias 3 e 5 de maio, no Mico Milano Convention Center, Piazzale Carlo Magno, 1 – 20149. O evento é realizado pela EWMA – European Wound Management Association - Associação Europeia de Gerenciamento de Feridas, e tem como objetivo apoiar a implementação de conceitos, conhecimentos, inovações e estratégias para o tratamento de feridas.

O encontro deste ano traz o tema “Tratamento de feridas da arte à ciência”, que explica e exemplifica a importância da ciência no gerenciamento de informações, formações e qualificações para o tratamento de feridas em suas mais diversas especificações. A reportagem conversou com o presidente da EWMA 2023, Dr Sebastian Probst, que explicou um pouco mais sobre essa relação reflexiva que vai da arte à ciência.  De acordo com o presidente, o tema é uma derivação de Leonardo da Vinci, que criou não apenas a arte, mas também usou a ciência para entender, descrever e desenvolver o mundo ao seu redor. “Houve um tempo em que o tratamento de feridas era mais uma arte do que uma ciência, mas, graças às contribuições de muitas disciplinas, a cura de feridas é, agora, solidamente baseada na ciência e na evidência”, pontou o presidente. Probst salientou também que, atualmente, os pacientes dependem de uma visão holística, não só apenas da ferida específica, mas deles como um todo.  Isto requer habilidades e conhecimentos multidisciplinares, que envolvem a: medicina, engenharia, fisiologia, psicologia e atendimento ao paciente. As abordagens multiculturais são fundamentais para a melhoria e a inovação.  Esse é o foco da 33ª edição da conferência EWMA.O presidente salienta que as feridas crônicas são um grande desafio de saúde pública.  

“Para   resolver   este   problema, a Associação Europeia de Gerenciamento de Feridas – EWMA – tem como objetivo apoiar a implementação de novos conhecimentos ao tratamento de feridas. Temos aí, a relevância da Conferência EWMA aos profissionais da saúde, enquanto encontro científico”, destacou Sebastian Probst.

Novidades para 2023

A EWMA trabalha para alcançar seus objetivos, sendo um recurso educacional, organizando conferências, contribuindo para projetos internacionais relacionados ao gerenciamento de feridas e fornecendo informações sobre todos os aspectos da administração/tratamento de feridas. Esta conferência é organizada em conjunto com a The Nursing Association for the Study of Cutaneous Woun Presidente do encontro científico estima receber profissionais da saúde de mais de 80 países e promover reflexões sobre o tratamento de feridas

‘’Houve um tempo em que o tratamento de feridas era mais uma arte do que uma ciência, mas, graças às contribuições de muitas disciplinas, a cura de feridas é agora solidamente baseada na ciência e na evidência’’

ds (AISLeC) e em colaboração com a Associação Italiana de Úlceras de Pele (AIUC).

 “Durante o encontro, os participantes podem esperar um programa científico que apresenta uma mistura de novos tópicos importantes para a comunidade de feridas, além de tópicos que foram populares durante as conferências anteriores da EWMA”, esclarece o presidente da EWMA 2023.

 De acordo com o Sebastian, a conferência contará com sessões e apresentações de alta qualidade, numerosos workshops e apresentações de e-pôs-ter, bem como uma grande exposição da indústria, onde o público presente poderá conhecer várias empresas que atuam no mercado de tratamento de feridas. A programação apresenta uma mistura de tópicos importantes e foi dividida em sessões:  sessões-chaves, sessões focais, sessões de artigos gratuitos, sessões de convidados, workshops e sessões de encontro com especialistas e muito mais.

As conferências lidam com o avanço da educação e pesquisa em relação à epidemiologia, patologia, diagnóstico, prevenção e tratamento de feridas. “Além das sessões, o público presente terá a possibilidade de participar de oficinas interativas, dando a oportunidade de abordar e elaborar sobre aspectos particulares dos temas das sessões individuais”, esclareceu Sebastian. Haverá, também, 11 salas paralelas em inglês e italiano e, além disso, sessões selecionadas serão traduzidas tanto do inglês para o italiano, como do italiano para o inglês, dando aos participantes internacionais e italianos muitas oportunidades de sessões para participar.

PERSPECTIVAS

Segundo o presidente do encontro, os encontros científicos irão tratar de inteligência artificial, telemedicina, avanço da educação e pesquisa em relação à epidemiologia, patologia, diagnóstico, prevenção ou manejo de feridas. Para o presidente, além de todo conhecimento científico, novidades, inovações e experiências inéditas, o encontro promove a construção de uma rede profissional maior ao tratamento de feridas; acesso a mais de 100 sessões científicas; o conhecimento de mais de 100 empresas de gestão de feridas e fazer parte de encontro internacional, com mais de 80 países representados. O presidente destaca que, os estudantes de enfermagem e medicina terão a oportunidade de seguir um programa desenvolvido para eles. A conferência está aberta a todos os profissionais da saúde e da indústria que esteja atuando para a prevenção, gerenciamento e tratamento de feridas. E finaliza convidando os profissionais brasileiros que atuam na área da saúde a dividirem experiências e adquirirem mais conhecimentos dentro desse encontro.

“Eu ficaria muito feliz se pudesse receber muitos profissionais de saúde do Brasil em Milão”, finalizou Sebastian.