Os benefícios da fotobiomodulação nas complicações da mastoplastia de aumento: um relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36489/feridas.2022v10i55p1991-1995

Palabras clave:

Cicatrização, Deiscência da Ferida Operatória, Fotobiomodulação

Resumen

Objetivo: Apresentar os resultados obtidos no tratamento com fotobiomodulação associado as terapias tópicas de hidrogel e ácido hialurônico 0,2% (AH) em lesões por deiscência cirúrgica de mastoplastia de aumento. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo exploratório de relato de experiência de uma mulher, 26 anos, sem comorbidades, que desenvolveu deiscência de sutura após submeter-se a uma mastoplastia de aumento. Na abordagem inicial, preconizou-se o protocolo com aplicação semanal de fotobiomodulação (660nm) combinado com administração tópica diária de hidrogel. Na finalização do tratamento optou-se pelo uso tópico de AH 0,2% , visando a melhora da estética do processo cicatricial. A análise dos efeitos dos tratamentos foi realizada por meio de registro fotográfico com câmera digital 16 megapixels, a uma distância de 20 centímetros. As imagens foram examinadas por meio do software ImageJ. Resultados: O fechamento da lesão ocorreu após 90 dias do início do tratamento. A reparação tecidual apresentou ótima cicatrização após tratamento tópico diário com hidrogel, sem prejuízo da área adjacente à lesão. Não foram observados eventos adversos locais ou sistêmicos durante o período de estudo da lesão. Os resultados permitem constatar que a aplicação tópica de hidrogel e AH associada a fotobiomodulação em lesões do tipo deiscência contribuiu para acelerar a cicatrização, melhorou a evolução das lesões e o resultado estético no caso estudado. Conclusão: É possível inferir que a fotobiomodulação associada à terapia tópica de hidrogel pode ser indicada como recurso importante para potencializar os processos biológicos envolvidos com a recuperação de lesões tipo deiscência. Já o uso tópico de AH evidenciou melhora da remodelação dérmica e da hiperpigmentação e diminuição dos sinais de hipertrofia.

Biografía del autor/a

Marilene Neves da Silva

Pós-doutorado em Queimaduras. Doutora em Clínica Médica (Dermatologia Clínica e Molecular) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Ciências Biomédicas.
Graduada em Enfermagem. Membro da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (Sobende). Atualmente desenvolve projeto em parceria com o Departamento de Dermatologia da University of Minnesota (USA). Desenvolveu auxílio docente na Unicamp na área de Ética e Bioética e em Clínico-Cirúrgica.

Gislaine Vieira-Damiani

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (Bacharelado e Licenciatura), mestrado (2009) e doutorado (2012) em Fisiopatologia Medica -Universidade Estadual de Campinas (2009). Pós-doutorado em Clínica Médica na Universidade Estadual de Campinas. Estudo da matriz extracelular (colágeno) e Diagnóstico de Bartoneloses humana. Professora do Instituto Federal de São Paulo.

Valéria Aparecida Masson

Doutora em enfermagem (2012), mestre em enfermagem (2009) bacharel e licenciada em enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente, participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Trabalho da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Especialista em saúde do trabalhador (2008). Especialista em Enfermagem em Estomaterapia. (UNICAMP).

João Cezar Castilho

Graduação em Farmácia Industrial, mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná e especialização em Farmácia Estética. Atualmente é farmacêutico responsável pela área de produtos para saúde e atua como coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da TRB Pharma. Foi coordenador do curso de Farmácia da UniFAJ e docente nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

Pedro Gonçalves de Oliveira

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz - FCF-FOC (1992), com Doutorado em Fármaco e Medicamentos pela FCF-USP (2002). Possui Especialização em Fitoterapia pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos - IBEHE/UNAERP (1996), Especialização em Economia e Gestão em Saúde - CPES/UNIFESP (2002), Especialização em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor - PUC Minas (2019) e Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária - ENSP/FIOCRUZ (2005) e International Trader - ABRACOMEX (2011).

Publicado

2022-09-12

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos