Risco de lesão por pressão em pacientes domiciliares: prevalência e fatores associados

Autores

  • Carolina Amaral Oliveira Rodrigues
  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva
  • Fábio Batista Miranda
  • Ana Patrí­cia Fonseca Coelho Galvão
  • Aurelina Gomes e Martins
  • Diego Dias de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.36489/feridas.2020v8i43p1561-1569

Palavras-chave:

Processo de Enfermagem, Diagnóstico de enfermagem, Lesão por Pressão, Serviços de Assistência Domiciliar, Pacientes Domiciliares

Resumo

Objetivo: estimar a prevalência do risco de lesão por pressão, identificar os fatores associados e estabelecer modelo de predição para seu desenvolvimento em pacientes atendidos por um programa de atenção domiciliar. Método: trata-se de um estudo transversal, realizado entre junho de 2017 e janeiro de 2018, com 131 pacientes atendidos pelo Programa Melhor em Casa de uma cidade do norte de Minas Gerais. Com auxí­lio de um instrumento foram coletados dados socioeconômicos, demográficos e clí­nicos. Realizou-se análise descritiva, bivariada e regressão de Poisson robusta e ajustada. Resultados: dos 131 pacientes, 76,3% apresentaram risco de lesão por pressão. As variáveis independentes que impactaram, de forma significativa e conjunta, no risco de lesão por pressão foram: "limitação", "relato de memória prejudicada", "incontinência", "lesão sacral" e "proeminência óssea". Conclusão: o risco de lesão por pressão é um achado comum em pacientes da atenção domiciliar e cuidados para sua prevenção devem ser estabelecidos.

Biografia do Autor

Carolina Amaral Oliveira Rodrigues

Enfermeira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva

Enfermeiro, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGCPS/UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.

Fábio Batista Miranda

Enfermeiro, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGENFBIO/UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ana Patrí­cia Fonseca Coelho Galvão

Enfermeira, Mestre em Saúde e Ambiente, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Ceuma (UNICEUMA). São Luí­s, MA, Brasil.

Aurelina Gomes e Martins

Enfermeira, Mestre em Saúde Pública, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.

Diego Dias de Araújo

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem, Professor do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-08-01

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos