Usuários do cateter hidrofílico SpeediCath Navi confirmam superioridade do produto

Fabricante Coloplast avaliou o produto com 150 homens antes do lançamento, em outubro de 2020 

Em outubro de 2020, a Coloplast lançou o SpeediCath® Navi, o mais avançado cateter hidrofílico do Brasil, integrante do portfólio SpeediCath®, família de cateteres intermitentes da empresa dinamarquesa, presente no Brasil desde 1999. Seu revestimento hidrofílico único e uniforme, permite que seja pronto para o uso, não exigindo preparo prévio (como adição de água ou de gel lubrificante) e reduz as chances de trauma uretral em até 55%, conforme os Estudos de 2020 da Asian Journal of Surgery

Para avaliar a receptividade entre os brasileiros, a Coloplast selecionou 150 homens e, durante um mês e meio, ofereceu 30 unidades a cada um (uma caixa para a avaliação e outra de bônus por ter respondido ao questionário) para utilizar o produto e dar o feedback à empresa a respeito de suas experiências. O resultado consolidado de toda a pesquisa acaba de sair e confirma que as características do SpeediCath Navi atendem a uma demanda dos mercados em desenvolvimento como o Brasil: facilitar o treinamento para uso do produto, minimizar a complexidade do cateterismo intermitente e proporcionar uma maior adesão ao tratamento, com melhorias na qualidade de vida dos usuários. 

PERFIL 

O perfil dos usuários da avaliação foi composto por 64% de homens que não usavam um cateter da empresa. Entre os 150 voluntários, 61% tinham entre 30 e 49 anos, 46% eram aposentados, 32% empregados e 23% estavam em ocupações diversas. Em sua maioria, 88% tinham lesão medular, sendo 55% paraplégicos. Dos participantes, 73% já faziam o cateterismo intermitente há mais de quatro anos e 20% de um a quatro anos. Como as mãos são importantes no uso dos cateteres, esse foi outro ponto importante a ser levantado: 57% disseram que têm uma destreza normal nas mãos, 21% apresentam uma redução gradual dessa destreza e 19% têm um nível muito baixo de independência. Esvaziar a bexiga de quatro a seis vezes ao dia é a realidade para 77% do grupo e 21% não fazem o cateterismo fora de casa. Entre os não usuários de cateteres hidrofílicos, 48% tomaram antibióticos ao longo do ano anterior para a prevenção de infecções urinárias. 

RESULTADOS 

Entre as reclamações mais frequentes dos usuários de cateteres urinários, está a do desconforto na inserção do produto na uretra masculina. O percentual positivo referente ao SpeediCath Navi de 95% foi atingido em duas questões essenciais para resolver esta questão: a facilidade do uso higiênico do SpeediCath Navi e a suavidade na inserção, em função de sua flexibilidade. Outros 70% confirmaram que a navegação pela uretra é facilitada pelas características do produto e 63% concordaram totalmente que o SpeediCath Navi é perfeito para ser usado no dia a dia. Com um guia de inserção que protege o cateter do toque, 82% consideraram que isso torna o produto ainda mais confortável e fácil de usar em comparação com seus concorrentes. 

Para os usuários, a ponta flexível em formato de gota e o revestimento hidrofílico, que funciona como um lubrificante dentro da uretra, são as características mais vantajosas do SpeediCath Navi. A satisfação com o produto chegou a 93% dos avaliados e 96% recomendariam para outros usuários. 

“Só vi vantagens: bem mais fácil e suave de usar, mais higiênico e seguro, pois não precisei tocar no cateter para inserção. E a flexibilidade torna o Navi até mais fácil de levar na bolsa. Uso o SpeediCath há seis anos e há dois não tenho mais infecção urinária. Isso é uma mudança radical na minha melhoria de qualidade de vida. Com o Navi, minha saúde vai ficar ainda melhor”, revela o atleta paralímpico da seleção brasileira de rugby Rafael Hoffman, um dos que avaliou o produto.   

MERCADO 

O mercado brasileiro masculino de usuários de cateter intermitente inclui pessoas com bexiga neurogênica e retenção urinária (entre os que têm lesão medular, 80% são homens), portadores de esclerose múltipla e espinha bífida, entre outras disfunções. Eles devem usar um cateter descartável sempre que vão esvaziar a bexiga. Desta forma, é um produto de necessidade íntima, para uso frequente (de quatro a seis vezes ao dia), essencial e imprescindível para uma boa qualidade de vida.  

Visando atingir estes usuários, o SpeediCath Navi chega para tornar o ato de esvaziar a bexiga uma tarefa mais fácil e suave para homens com disfunções miccionais e, assim, elevar as taxas de adesão ao cateterismo intermitente. “É um mercado emergente com novos padrões de saúde”, explica o urologista Dr. José Carlos Truzzi. Truzzi ressalta ainda que, ao reduzir o risco de complicações e manter uma rotina saudável de gestão da bexiga, o SpeediCath Navi estabelece um padrão ouro no tratamento de disfunções miccionais.   

“O cateter hidrofílico SpeediCath Navi está alinhado à missão da Coloplast de oferecer produtos e serviços que melhoram a vida de pessoas com condições médicas muito íntimas. Além disso, somos pioneiros e líderes no mercado de Continência e, através da educação de profissionais de saúde, usuários e acesso às evidências, tecnologia e inovação em saúde, buscamos elevar o padrão de tratamento da bexiga no Brasil”, ressalta Luiz Tavares, diretor geral da Coloplast. 

Fonte: Coloplast / Imagem ilustrativa: divulgação

Comentários estão fechados