SBQ lança cartilha traduzida da Interburns voltado para a atenção primária

Manual já foi traduzido em outros nove países. Ele esclarece profissionais do primeiro atendimento aos queimados

A partir desta quinta-feira (29), profissionais de saúde interessados em compreender melhor os procedimentos de primeiro atendimento a pacientes queimados poderão baixar, gratuitamente, o e-book “Tratamento de primeiros socorros das lesões por queimaduras”. Sua versão original foi criada pela Interburns, uma rede internacional de treinamento, educação e pesquisa em queimaduras. O material foi traduzido pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), fazendo do Brasil o décimo país a publicar e tornar disponível a publicação na língua do país. 

Com a publicação, o presidente da SBQ, José Adorno, explica que essa é uma aproximação muito importante com a Interburns. “É um material importante, pois é o primeiro e-book desse segmento, principalmente, voltado ao profissional da comunidade. Ainda está dando visibilidade à SBQ para outras instituições internacionais”, destaca José Adorno.

O guia é bem didático e possui 11 páginas com informações essenciais. Ele começa com uma introdução sobre queimaduras, explicando o que é a lesão e como o profissional de saúde comunitária pode identificar sinais quando se deparar com um paciente queimado e dar o melhor atendimento e saber se o paciente deve ser encaminhado ao hospital ou não.

O documento é o resultado de pesquisas participativas de nível comunitário conduzidas na Etiópia, Nepal e nos territórios palestinos ocupados com parceiros do Centro para Lesões por Queimadura Globais, Política e Pesquisa (CGBIPR), financiado pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde (NIHR). Está disponível em inglês, árabe, hindi, assamês, amárico, oromo, tigregna, suaíli, francês e português. Em breve estará disponível em nepalês e mongol.

Acesse o manual aqui.

Fonte: Sociedade Brasileira de Queimaduras / Imagem ilustrativa: Pexels

Comentários estão fechados