SBQ abre inscrições para curso gratuito de atualização em queimaduras

A capacitação será gratuita, pela plataforma Zoom, para todos os profissionais da área da saúde

Nos dias 19 e 20 de abril, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com o apoio da Sociedade Brasileira de Queimaduras da Regional de São Paulo (SBQ/SP), promove o I Curso Anual de Atualização em Queimaduras, de forma gratuita, pela plataforma Zoom, com quatro horas de duração. A capacidade da sala virtual é de 300 pessoas.

O objetivo do curso é atualizar os conhecimentos relacionados às queimaduras, no que tange às políticas públicas, atuação do terceiro setor, tratamento de urgência, curativos, reabilitação fisioterápica e prevenção. O público-alvo é formado por profissionais da área da saúde e correlatos. O evento terá supervisão da professora Lydia Masako Ferreira e coordenação dos professores Heitor Carvalho Gomes e Renato Santos de Oliveira Filho.

Programação – No dia 19, o curso começa às 19h10. O primeiro módulo será sobre “Políticas públicas em queimaduras e a atuação do terceiro setor”, com a moderação de Ana Paula Batista de Oliveira. Os subtemas debatidos serão “Instituto de políticas e atenção em queimaduras/terceiro setor”, ministrado por Camila Finotti; e “Políticas públicas em queimaduras no Brasil”, por Edvaldo Soares.

O segundo módulo tratará sobre “Queimaduras e seus tratamentos”, com Elaine Marlene Tacla como moderadora. Os subtemas serão “Tratamento de urgência ao paciente grande queimado”, por Maria Carolina Sampaio Vidal de Andrade Coutinho; e “Curativos em queimaduras”, por José Adorno.

No dia 20, a programação seguirá o mesmo horário. O módulo III abordará o “Tratamento multidisciplinar do paciente queimado”, moderado por Elaine Marlene Tacla. O primeiro subtema a ser debatido será “Unidade de terapia de queimados e sua importância, ministrado por Alfredo Gragnani Filho. Em seguida, “Fonoaudiologia e o paciente queimado”, palestrado por Paula Toledo.

O último módulo será sobre “Prevenir ainda é o melhor remédio: da prevenção à reabilitação”, com moderação de Nelo Galvani Neto. Os temas que serão debatidos são: “Prevenção em queimaduras”, por Elaine Marlene Tacla; e “Fisioterapia ambulatorial em queimados”, por Ana Paula Batista de Oliveira. Faça sua inscrição aqui.

Fonte: Sociedade Brasileira de Queimaduras / Imagem ilustrativa: Pexels

Comentários estão fechados