Queimados

DSC01478O Centro de Tratamento de Queimados do Hospital da Restauração é uma unidade hospitalar dentro de um grande hospital de trauma. Conta com equipe especializada composta de 14 profissionais médicos (cirurgiões plásticos, cirurgiões gerais, clínicos e pediatras), fisioterapeutas motor e respiratório, terapeutas ocupacionais, psicólogos e toda equipe de enfermagem: enfermeiras, técnicos de enfermagem, maqueiros, a mais de cem profissionais. Dr. Marcos Barreto coordena o setor há mais de 30 anos, trabalhando em tempo integral. O setor conta ainda, diariamente, com dois anestesistas para os procedimentos cirúrgicos, como desbridamento e curativos, e para as cirurgias reparadoras em salas de cirurgia próprias do setor.

A clientela vem potencialmente de classe social menos favorecida, mas atende pacientes de todas as classes sociais, com tecnologia de ponta e é o único centro de alta complexidade do Estado, prestando atendimento aos pacientes da região metropolitana do Recife, interior e estados vizinhos. O setor tem 40 leitos, disponibilizados da seguinte forma: 13 leitos adultos femininos, 12 leitos adultos masculinos e 15 leitos infantis. Pela complexidade do paciente queimado existe uma estrutura que atende desde a urgência até o tratamento tardio das sequelas e acompanhamento ambulatorial em cirurgia plástica e fisioterapia motora, para poder oferecer o melhor possível dentro de uma patologia multilante como são as queimaduras. O setor conta com serviço de plantão de 24 horas por dia para o atendimento das urgências e intercorrências.

Os pacientes são evoluídos três vezes por dia pela equipe de cirurgia clínica e pediatria, com registro em prontuário, como exige a alta complexidade determinada pelo Ministério da Saúde, incluindo sábados, domingos e feriados. Atendemos de 230 a 240 pacientes novos por mês. Deste quantitativo, de 70 a 80 pacientes ficam internados devido à complexidade das lesões e o restante dos pacientes continua sendo tratado em nosso ambulatório especializado até sua alta.São realizadas cerca de 40 cirurgias reparadoras (seqüelas) e mais de 500 procedimentos cirúrgicos, como desbridamento e curativos sob anestesia por mês. O ambulatório realiza em torno de 600 atendimentos mensais na área cirúrgica e a mesma quantidade na fisioterapia especializada.

O Setor tem a mesma idade do HR, mas houve, ao longo do tempo, um salto de qualidade nos serviços e muita especialização. A modernidade iniciou há duas décadas quando o setor foi pioneiro no Brasil em realizar todos os curativos e desbridamento sob anestesia geral os sete dias da semana, o que deu um salto de qualidade no tratamento com redução de permanência, redução de seqüelas e de mortalidade. Em 2001 foi expandido o número de leitos de 30 para 40, para atender a demanda, que hoje já mantêm lotados todos os leitos. São realizados treinamentos dos residentes de cirurgia plástica do Hospital Agamenon Magalhães e do IMIP. Além da residência em enfermagem e treinamento das formandas em fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco. O setor conta ainda com um centro de pesquisa, na utilização de novos métodos e utilização de novas tecnologias para tratamento mais eficiente nos pacientes vitimas de queimaduras, com trabalhos publicados em revistas especializadas do mundo inteiro.

Comentários estão fechados