Prontosan® Solução: Preparação do leito da ferida levada a sério

Somente feridas limpas podem cicatrizar, entretanto a maior parte das feridas crônicas são cobertas com resíduos de exsudato da ferida, descamações, camadas enrijecidas de fibrina, tecido necrótico e resíduos celulares (biofilme).

Estas camadas oferecem condições de crescimento para bactérias patogênicas facultativas, transitórias e residentes, retardando assim o processo cicatricial normal.

A combinação especial e eficiente de dois componentes POLIHEXANIDA (agente conservante) e UNDECILAMINOPROPIL BETAÍNA (substância ativa de superfície = surfactante) proporciona uma excelente limpeza da ferida, o que leva a  uma significativa redução no tempo de cicatrização.

PROVA DE EFICÁCIA CONTRA BIOFILMES

Os biofilmes são compostos por organismos multicelulares contendo bactérias nocivas que resistem aos métodos tradicionais de irrigação de feridas. O Prontosan® possui o poder de penetrar e desprender o biofilme, resultando em um ambiente ideal para o processo de cicatrização.

Cabe reconhecer o biofilme como uma entidade com grande relevância clínica para o tratamento de feridas complexas, sendo de extrema necessidade e urgência a definição de medidas sistematizadas para seu controle, baseadas em evidências científicas. É fundamental portanto saber reconhecer sinais e sintomas que sugerem grande probabilidade de presença de biolfime e dispor de alternativas capazes para seu tratamento – alguns já existentes, outras em desenvolvimento, mas que sejam verdadeiramente efetivas – pois o biofilme já mostrou ser extremamente complexo e eficaz, no que se sabe sobre sua sobrevivência frente a diversos tipos de tratamento para sua erradicação.”   Dra. Mara Blanck Presidente da SobenfeE.

O Prontosan ® é produzido em sistema fechado estéril, livre de endotoxinas e pronta para uso. Registrado no MS como produto para a saúde Classe IV.

Além de ser eficaz para a prevenção e tratamento do biofilme Prontosan® também apresenta como benefícios :

  • Excelente relação custo-benefício: reduz o tempo de cicatrização.
  • Reduz os odores da ferida.
  • Compatível com todos os tipos de curativos (tradicionais ou de tecnologia avançada).
  • Remove as crostas presentes no leito da ferida.
  • Minimiza a dor no momento da troca do curativo.
  • Previne infecção.
  • Após aberto pode ser usado por até 8 semanas.

Texto: Camila Marques  gerente de Produtos da divisão Stoma Care na B. Braun Brasil

Imagem: divulgação

Comentários estão fechados