Mais de 20 mil adolescentes devem tomar 2ª dose de vacina contra HPV

Mais de 20 mil adolescentes devem tomar 2ª dose de vacina contra HPV

SERINGA2_L

A campanha para a segunda dose da vacina contra HPV, que protege contra o câncer de colo do útero, teve início ontem (08). A vacina é oferecida gratuitamente pela rede pública de saúde e é destinada a adolescentes entre 11 e 13 anos. Em Teresina, 20.868 meninas, que tomaram a primeira dose em março deste ano, devem dar continuidade à imunização.

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, a vacina é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como importância evitar o câncer do colo de útero, causado, principalmente, por quatro tipos de vírus diferentes de HPV. A meta da FMS é vacinar, nessa segunda etapa, os 100% de adolescentes que tomaram a primeira dose.

Ela reforça que a vacinação é extremamente importante e as adolescentes não devem deixar de tomar a vacina. “É preciso tomar as três doses. Sendo que a segunda dose deve ser tomada seis meses depois da primeira, e a terceira dose somente com cinco anos depois da primeira dose”, explica Amariles Borba, reforçando que a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, e que o uso de preservativos é indispensável.

Comentários estão fechados