Hospital municipal do Léua necessita de quatro médicos

Em declarações à Angop, o responsável fez saber que a unidade sanitária conta apenas com um médico especializado em pediatria, acrescentando precisarem igualmente de 35 enfermeiros para se juntarem aos 23 técnicos existentes ao nível do município.

O hospital municipal tem capacidade de internar 18 pacientes e atende diariamente no banco de urgência mais de 60 pacientes com diversas patologias, tendo registado de Janeiro até a presente data, quatro óbitos por malária complicada e hipertensão arterial.

Enalteceu o programa de municipalização dos serviços de saúde por permitir abastecer trimestralmente as 12 unidades sanitárias do município com medicamentos essenciais, bem como a aquisição de duas ambulâncias que permite a evacuação de doentes em estado grave ao hospital provincial.

Apontou a malária, hipertensão arterial, bronquite, infecções transmissíveis sexualmente (ITS), doenças diarreicas agudas, gastrites, lombalgias e reumatismo como as patologias mais frequentes na região situada 62 quilómetros a leste da cidade do Luena.

Comentários estão fechados