Especialista explica os benefícios do inalador para o controle de doenças respiratórias

Aparelho pode ser utilizado em casa, evitando, inclusive, idas desnecessárias ao atendimento de emergência ou posto de saúde

São Paulo, junho de 2022 – A chegada do outono e a mudança brusca de temperatura são um prato cheio para a proliferação de doenças respiratórias. Durante os meses mais frios do ano, os diagnósticos mais comuns são de rinite alérgica, asma, bronquiolite, sinusite, exacerbações de bronquite crônica, DPOC (doença obstrutiva pulmonar crônica), enfisema pulmonar e pneumonias. Além disso, não podemos esquecer da temida covid-19.

Uma das formas mais importantes para tratar todas essas doenças é a nebulização, realizada por meio do inalador. O aparelho pode ser utilizado em casa, com soro fisiológico.

“O uso de nebulizador é de grande ajuda para pacientes que apresentam episódios de tosse, chiado no peito, dificuldades respiratórias ou congestão nasal”, explica Dr. Luiz Vicente Ribeiro, pneumologista pediátrico e consultor da Omron Healthcare Brasil. Conforme ele salienta, o aparelho transforma a solução adicionada ao recipiente (soro fisiológico ou soro com adição de medicamento) em uma névoa, que é aspirada por meio de uma máscara específica.
 

“Essa névoa é composta por partículas pequenas, que chegam aos pulmões de forma mais eficiente. No caso de uso de medicamentos (lembrando que sempre devem ser prescritos pelo médico), o grande benefício é que chegam diretamente aos pulmões, ao contrário da ingestão oral, por exemplo, que precisa passar pelo sistema gastrointestinal para, em seguida, chegar à corrente sanguínea. No caso de crianças pequenas, o tratamento é fundamental, pois elas, muitas vezes, não sabem assoar o nariz ou recusam o uso de sprays nasais.

Dr. Luiz Vicente disse ainda que, no caso de crianças, o uso de um aparelho silencioso pode permitir a inalação durante o sono, facilitando sua utilização naqueles pacientes mais resistentes ao procedimento. “O nebulizador pode ser utilizado por qualquer pessoa, até mesmo por bebês de colo, por isso, ter um nebulizador de qualidade em casa é fundamental”, esclarece.
 

Ele lembra que para fazer uma boa escolha, é necessário considerar características como a qualidade do material da máscara e o tamanho adequado para uso por crianças, prazo de garantia, taxa de nebulização (quanto maior a taxa, menor o tempo de uso para administração do medicamento ou soro), operação silenciosa e tamanho e peso do equipamento.
 

“É importante também ter atenção aos procedimentos recomendados para o uso e a limpeza do aparelho. A higienização correta garante o sucesso do tratamento e reduz riscos de reinfecção”, finaliza ele.

Sobre OMRON Healthcare
 

Comprometida em ajudar as pessoas a terem vidas mais ativas e gratificantes, a OMRON Healthcare é líder global na área de equipamentos médicos inovadores e clinicamente validados para monitoramento e cuidados de saúde. Ao longo de sua história, a OMRON Healthcare tem se esforçado para melhorar vidas e contribuir para uma sociedade melhor, desenvolvendo inovações que ajudam as pessoas a prevenir, tratar e gerenciar suas condições médicas, tanto em casa quanto na prática clínica em mais de 110 países.

A OMRON fornece os monitores de pressão arterial Nº 1 do mundo (Global Home Appliance Market Comprehensive Survey 2021 da Fuji Keizai Co., Ltd. (2020)) e as categorias principais de produtos da empresa são monitores de pressão arterial, inaladores nebulizadores, dispositivos para alívio da dor e produtos de bem-estar. A empresa também desenvolve serviços de monitoramento remoto de pacientes na área de gerenciamento de doenças cardiovasculares. OMRON Healthcare Group está sediada em Kyoto, Japão.

Por: MGA Press / Foto Ilustrativa: Freepik

Comentários estão fechados.