Encontro de Sociedades Médicas, em agosto, abordará o tema “Cenário Atual da Resistência Bacteriana”

O evento será presencial, em são Paulo, no dia 20 de agosto

Rio de Janeiro, 19 de julho de 2022 – No dia 20 de agosto, São Paulo sediará a segunda edição do ano do Encontro de Sociedades Médicas, com o tema “Cenário Atual da Resistência Bacteriana”. As inscrições para o evento estarão abertas até o mesmo dia 20, e o evento contará com a parceria da Cepheid, empresa americana de diagnósticos moleculares.

A partir das 8h30, no hotel Tivoli Mofarreji, localizado na Alameda Santos, 1437, bairro Cerqueira César, os participantes poderão apreciar diversas palestras relativas ao assunto, apresentadas por especialistas da área, conforme abaixo:

Das 8h às 8h30 – Credenciamento;

Das 8h30 às 8h45 – Abertura oficial com boas-vindas aos participantes;

Das 8h45 às 9h05 – Cenário Atual da Resistência Bacteriana no Contexto da Pandemia no Brasil por covid-19;

Das 9h05 às 9h25 – Impacto da Resistência bacteriana nas Unidades de Terapia Intensiva;

Das 9h25 às 9h45 – BrCAST no Contexto do Combate à Resistência Antimicrobiana no País;

Das 9h45 às 10h – Debate;

Das 10h às 10h30 – Coffee Breack & Network;

Das 10h30 às 10h50 – Detecção Mecanismos de Resistência mais Impactantes em Gram positivos;

Das 10h50 às 11h10 – Detecção dos Mecanismos de Resistência mais Impactantes em BGN;

Das 11h10 às 11h25 – Debate;

Das 11h25 às 11h45 – Cultura de Vigilância Convencional vs. Molecular no rastreio de patógenos multi-R – Visão do Laboratório;

Das 11h45 às 12h – Visão da SCIH: Vale o Mecanismo ou a Resistência?;

Das 12h às 12h40 – Rastreio molecular de patógenos mulit-R: Experiência na implementação;

Das 12h40 às 13h – Debate;

Das 13h às 14h – Almoço de integração entre participantes.

É importante ressaltar que todas as medidas de segurança para prevenção e controle da covid-19 serão tomadas para gabaritar a segurança dos presentes.

Para mais informações acesse: https://adm.sbpc.org.br/AreaAssociados/EventosPro/EventoProDetalhe/index/2501 .

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e profissionais de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.

A SBPC/ML é responsável pelo PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, que avalia laboratórios através de auditorias e determina se as práticas adotadas atendem requisitos pré-determinados para este tipo de serviço. O selo PALC garante a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados dos exames.

Em 2019, a SBPC/ML lançou a campanha #ImportantePrevenir, uma ação de orientação e conscientização da população sobre a importância da realização de exames laboratoriais de forma racional, sobretudo na fase preventiva, de assistência primária, pois eles são usados frequentemente para prevenção, diagnóstico e monitoramento do tratamento de doenças.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Por: Advice Comunicação Corporativa / Foto Ilustrativa: Pexels

Comentários estão fechados.