Empresa lança e-book gratuito para prevenção de acidentes entre profissionais da saúde

Profissionais que atuam na área da saúde, principalmente os de enfermagem, estão expostos diariamente ao perigo de se furarem com materiais perfurocortantes. Ferimentos com agulhas e seringas são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir mais de 20 tipos de patógenos diferentes, sendo os vírus HIV (Imudodeficiência Humana), da Hepatite B e da Hepatite C os agentes infecciosos mais preocupantes.

Com o propósito de chamar atenção para esse assunto e despertar o interesse público para a necessidade de conscientização e prevenção de acidentes em hospitais e centros médicos, a empresa Sol-Millennium – fabricante e distribuidora mundial de seringas e dispositivos médicos de segurança – lança o e-book “Como Evitar Acidentes com Perfurocortantes”. O material é gratuito e apresenta os erros mais comuns com materiais perfurocortantes cometidos pelos profissionais da saúde e oferece dicas importantes de como evitar acidentes.

Descarte correto de materiais 
O e-book aponta também a maneira correta de fazer o descarte de materiais perfurocortantes e oferece amplo conteúdo com detalhes sobre como orientar os pacientes no uso dos produtos em casa.

“Passar por um acidente com perfurocortante mexe com toda a vida profissional e pessoal de uma pessoa. Além de todo o tratamento profilático ao qual o profissional deve ser submetido, existe a discriminação pela qual ele passa, a ansiedade e o medo do futuro, além de incontáveis outros efeitos adversos, por isso é de suma importância a prevenção”, explica Karina de Araújo, enfermeira e especialista em Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da empresa.

De acordo com um estudo de 2014 da OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 33 mil pessoas foram infectadas pelo HIV por causa de injeções reutilizadas ou compartilhadas e, dos 35 milhões de profissionais da saúde em todo o mundo, quase 3 milhões passam por exposições percutâneas a patógenos sanguíneos a cada ano.

O conteúdo do e-book explica ainda, de forma aprofundada, a importância do uso de agulhas e seringas de segurança. Há uma apresentação sobre como os perfurocortantes podem minimizar os riscos de acidentes e apresenta orientações pertinentes para prevenir acidentes no local de trabalho dos profissionais e como ficar livre de preocupações.

Clique aqui para fazer o download do  material
Fonte:  Sol-Millennium

Comentários estão fechados