CONITEC Avalia Incorporação pelo SUS de Novo Tratamento Para Pacientes Adultos Com Artrite Reumatoide Ativa Moderada a Grave

A AbbVie informa que RINVOQ® (upadacitinibe), um inibidor oral da JAK1, de dose única diária, obteve recomendação preliminar favorável da CONITEC – Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias, para incorporação no SUS – Sistema Único de Saúde para tratamento de pacientes adultos com artrite reumatoide ativa moderada a grave.

 A CONITEC analisa a inclusão da tecnologia para os casos em que pacientes apresentam intolerância ou não alcançam boas respostas com tratamentos já disponíveis no SUS. O tema está em consulta pública e recebe contribuições da sociedade até o dia 7 de dezembro. Toda a sociedade civil pode contribuir, seja com sua própria experiência/opinião ou contribuição técnico-científica.  Para mais informação sobre a consulta pública, http://conitec.gov.br/conitec-avalia-incorporacao-de-medicamento-para-pacientes-adultos-com-artrite-reumatoide

 A artrite reumatoide é uma doença inflamatória autoimune que afeta articulações e órgãos internos. Ainda sem cura e de causa desconhecida, compromete as articulações de forma irreversível, com impacto nos movimentos. Além das manifestações articulares, a doença pode reduzir a expectativa de vida do paciente. É mais frequente em mulheres, principalmente na faixa etária acima dos 60 anos. O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno, nas fases iniciais, reduzem a destruição articular e melhoram o prognóstico desses pacientes1.

 Em fevereiro de 2020, a ANVISA, agência regulatória brasileira, aprovou RINVOQ® (upadacitinibe), um inibidor oral da JAK1, de dose única diária, para o tratamento de pacientes adultos com artrite reumatoide ativa moderada a grave, que não responderam adequadamente, ou que foram intolerantes a uma ou mais drogas antirreumáticas modificadoras do curso da doença (DMARDs)2. A aprovação foi publicada pelo Diário Oficial da UNIÃO (DOU), em 3 de fevereiro de 2020.

 RINVOQ® (upadacitinibe) é um inibidor da Janus Kinase 1 (JAK1), de uso oral e dose única diária (15 mg), para o tratamento de adultos com artrite reumatoide (AR) ativa moderada a grave, que não responderam adequadamente ou que foram intolerantes a uma ou mais DMARDs (Drogas Modificadoras do Curso da Doença). Sua aprovação regulatória foi fundamentada nos dados de cinco estudos de um dos maiores programas de desenvolvimento clínico fase 3 em AR, chamado SELECT, que avaliaram mais de 4.400 pacientes, inclusive no Brasil. Neste programa clínico, RINVOQ® (upadacitinibe) atingiu metas primárias e secundárias em diferentes perfis de pacientes com artrite reumatoide ativa moderada a grave.

fonte: AbbVie.

Comentários estão fechados