B. Braun promove conscientização para terapia infusional segura

A multinacional alemã B. Braun lança durante o Simpósio Internacional de Acessos Vasculares e Terapia Infusional (SIAV), realizado entre os dias 15 e 19 de julho, em São Paulo, a campanha nacional “Eu pratico terapia infusional segura”.

“A segurança na terapia infusional é uma questão com a qual o profissional de saúde está sempre preocupado. O acesso venoso é um elemento indispensável para terapia de infusão. Entretanto, esse procedimento continua representando um risco para profissionais e pacientes”, explica Izabella Silva, gerente de produto da B. Braun.

Estudos recentes que investigaram lesões por picada de agulha, indicaram que diferentes fatores podem impactar na manipulação segura, mesmo durante o descarte. De acordo com a gerente de produto, os ferimentos causados por agulhas são as lesões mais comuns no cotidiano dos profissionais de saúde.

“Os riscos associados a estas perfurações na pele são amplamente conhecidos, elas ainda representam uma causa importante de infecções devido à transmissão de patógenos relacionados ao sangue”. Izabella lembra que as chances de transmissão de doenças, através de acidentes com perfurocortantes são de 3-5 em 1000 para o HIV, entre 20-50 em 1000 para a hepatite C, e de 300 em 1000 para a hepatite B.

Izabella Silva ressalta, ainda, que a inserção inadequada de um cateter venoso periférico pode ocasionar complicações intravenosas que prejudicam a qualidade da assistência ao paciente. “Além disso, múltiplas tentativas de punção venosa podem trazer consequências como: atraso no início do tratamento, aumento de custos com materiais e de tempo de execução do procedimento”.

Em muitas doenças, a terapia infusional se torna parte essencial do tratamento. Os regimes de infusão na prática clínica diária são complexos: cada paciente precisa do tratamento certo, no momento e lugar apropriado, com a dose e volume exatos. Somente quando todos os componentes da cadeia do processo estão assegurados, os erros podem ser evitados e o tempo economizado.

Há décadas a B. Braun tem se dedicado ao desenvolvimento de equipos, acessórios, soluções e sistemas automatizados de infusão. “Temos expertise e sabemos do que o mercado precisa não só em termos tecnológicos, mas também em relação ao cuidado. Por isso, nos sentimos à vontade para liderar uma campanha que visa eficiência e segurança para todos os envolvidos na cadeia dos cuidados médicos”, assegura.

A norma vigente que fala sobre os preceitos de segurança do Profissional de Saúde (NB32) tem como objetivo proporcionar um ambiente de trabalho seguro para esses profissionais. “Nós vamos além. Queremos não apenas proporcionar um ambiente seguro para os profissionais, como também, aos pacientes”, afirma.

Fonte: Com informações da assessoria de imprensa B.Braun

Comentários estão fechados