Anvisa assina acordo de cooperação com a PróGenéricos

Objetivo é realizar estudos, pesquisas, intercâmbio de informações, planejamento e estruturação de projetos de interesse comum

A Anvisa assinou na semana passada um Protocolo de Cooperação Técnica e Operacional com a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a PróGenéricos. O objetivo do acordo é realizar estudos, pesquisas, intercâmbio de informações, planejamento e estruturação de projetos de interesse comum.

O acordo inclui ações dentro do âmbito das políticas de saúde, ciência e tecnologia, bem como o apoio ao desenvolvimento dos medicamentos genéricos e medicamentos biológicos. A Política de Medicamentos Genéricos foi instituída no País pela Lei 9.787/99 como estratégia para a promoção do acesso aos medicamentos.

Durante a assinatura do protocolo, presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, lembrou que os medicamentos genéricos possuem as mesmas finalidades e princípios ativos dos respectivos medicamentos de referência, e também passam por processo de análise de qualidade.

A presidente executiva da PróGenéricos, Telma Salles, disse que a cooperação é importante para o todo setor farmacêutico, pois o modelo pode se tornar referência para a indústria. A PróGenéricos reúne 14 fabricantes que, juntos, respondem por 85% do mercado, e que devem atuar agora no segmento de biológicos, por meio do desenvolvimento de biossimilares.

Fonte: Sáude Web

Comentários estão fechados