Segundo dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro, 1.524 cidades foram detectadas com larvas do mosquito. O objetivo é traçar as regiões com maior risco de transmissão da doença.
O Ministério da Saúde informa que 125 municípios brasileiros estão com alto risco de infestação do mosquito, transmissor da dengue e da febre chikungunya. Nessas cidades foram encontrados focos do mosquito em quatro de cada cem casas visitadas.
Neste ano, 379 pessoas morreram por dengue no país, segundo o Ministério da Saúde. Em 2013, foram 646 óbitos.
De acordo com o levantamento, Rio Branco é a única capital em situação de risco. São dez as capitais que apresentaram situação de alerta: Porto Alegre, Cuiabá, Vitória, Maceió, Natal, Recife, São Luís, Aracaju, Belém e Porto Velho. Outras 11 estão com índices satisfatórios: Curitiba, Florianópolis, Brasília, Campo Grande, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Macapá, Teresina e João Pessoa.
As capitais Boa Vista, Manaus, Palmas, Fortaleza e Salvador não apresentaram ao Ministério da Saúde os resultados do LIRAa.