Artigos – Edição 04

Pé Diabético: Opções de tratamento

medica

O pé diabético é uma das principais complicações do Diabetes Mellitus (DM) e uma causa frequente de internações hospitalares. Muitos dos pacientes não compreendem a importância da prevenção dessas complicações e acabam evoluindo para a perda parcial ou total de um ou mais membros. Os custos das internações e mesmo do tratamento ambulatorial podem ser bastante elevados. A perda da capacidade laboral e o próprio ônus social decorrente são de extrema relevância, constituindo grande problema social. Este trabalho apresenta algumas opções de tratamento atualmente utilizadas, visando à reabilitação precoce.

Para assinar a revista Feridas, clique aqui!


Tratamento das úlceras neuropáticas infectadas dos membros inferiores em diabéticos: visão do ortopedista

2

O objetivo desta publicação é orientar o diagnóstico e o tratamento de úlceras neuropáticas infectadas dos membros inferiores. Os autores discutem a fisiopatogenia, a investigação diagnóstica e os sistemas de classificação em pacientes com suspeita úlceras infectadas nas extremidades inferiores e proprõe métodos eficientes de amostragem de tecido para exame microbiológico e os príncipios de tratamento ortopédico para essas lesões. O presente artigo um visão atualizada sobre a abordagem das úlceradas neuropéticas infectadas dos membros inferiores.

Para assinar a revista Feridas, clique aqui!


Utilização da tecnologia Safetac no tratamento de úlceras em pacientes em portadores de diabetes

safetec

O diabetes mellitus (DM) é um dos problemas de saúde mais importantes da atualidade, por ser uma doença com elevada morbidade e mortalidade. É uma doença crônica e se caracteriza por uma variedade de complicações, entre as quais se destaca o pé diabético. O pé diabético é o conjunto de alterações ocorridas no pé do portador de DM, decorrentes de neuropatias, micro e macrovasculopatias e aumento da susceptibilidade a infecção, devido às alterações biomecânicas, que levam a deformidades. É uma das mais graves e onerosas complicações do DM e a amputação de uma extremidade inferior ou parte dela é geralmente consequência de uma úlcera no pé. Este trabalho descreve a experiência e a cicatrização de úlceras em pernas e pés de pacientes diabéticos, através da utilização de coberturas avançadas com a tecnologia de silicone suave.

Para assinar a revista Feridas, clique aqui!

Comentários estão fechados