Elsevier e Sobrasp se unem em prol da qualidade no cuidado e segurança do paciente

A Elsevier, uma das mais conceituadas empresas provedoras de informação científica e médica do mundo, e a Sociedade Brasileira para Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), fecharam uma parceria para colaborar com a realização de melhorias sustentáveis na qualidade clínica e na segurança do paciente que exigem mudanças educacionais, tecnológicas e organizacionais.

O assunto é importante e está nos principais tópicos de preocupação dos hospitais e nos demais pontos de atenção. Afinal, o Brasil detém números preocupantes: de acordo com o Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, cerca de 58 mil pessoas chegaram a óbito nos hospitais brasileiros por conta de eventos adversos, ou seja: falhas que impactam o resultado assistencial relacionado à terapêutica ou ao diagnóstico.

O objetivo da parceria entre Elsevier e Sobrasp é a educação continuada de alto nível e a viabilização do acesso de profissionais e instituições ao conhecimento, atualizações e tecnologias que apoiam os 5 pilares ou etapas da Jornada da Qualidade e Segurança do Paciente, fomentando as boas práticas em saúde, a fim de colaborar com a diminuição dos riscos e dos eventos adversos.

Qualidade e segurança andam de mãos dadas quando o assunto é saúde. Para que o setor siga se desenvolvendo, é importante ter em mente boas práticas de cuidado. Cada dia mais instituições buscam melhorias nesse quesito e investem em padronização de processos, criação de departamentos e comitês específicos e contratação de profissionais qualificados. Essas equipes necessitam de instrumentalização para manter os profissionais atualizados e com o conhecimento necessário para que haja evolução. Neste ponto entram as Soluções de Apoio à Decisão Clínica, que munem profissionais com conteúdos multidisciplinares atualizados, confiáveis e baseados em evidência.

“O mercado de saúde brasileiro está aberto às novidades! É um setor disposto a construir novos caminhos e no qual há muito o que desbravar. Nossa parceria com a Sobrasp tem essa via de mão dupla: juntos vamos criar expertise e promover conhecimento”, diz Laís Junqueira, especialista em Qualidade e Segurança do Paciente da Elsevier Clinical Solutions.

Jornada

A criação de sistemas seguros é um aspecto fundamental para superar esse desafio. Um sistema seguro é composto por processos seguros aliados a decisões seguras. Para apoiar instituições e profissionais na criação e manutenção de sistemas seguros, Elsevier e Sobrasp desenvolveram uma Jornada de QPS que une processos seguros e decisões seguras para promover uma cultura de segurança dentro de sistemas sustentáveis que proporcionam um cuidado de alta qualidade, seguro e custo-eficiente. Cinco pilares essenciais da prestação de cuidados são abordados na Jornada SOBRASP-Elsevier: Políticas e Procedimentos, Educação dos Profissionais, Cuidado ao Paciente, Educação do Paciente e Melhoria Contínua.

Definição das políticas e procedimentos: o envolvimento de profissionais na criação, implementação e uso de políticas e procedimentos; e como o uso de evidências e tecnologia apoia o processo de gerenciamento de políticas;
Educação profissional: implementação de soluções que levem à educação continuada das equipes multidisciplinares para entrega do cuidado de alta qualidade, prezando pela segurança do paciente. Com a utilização da tecnologia, as instituições garantem que tudo ocorra dentro de um padrão que leva à qualidade e segurança;
Cuidado do paciente: a variabilidade permanece sendo um grande desafio no cuidado ao paciente. A informação com base em evidências e a criação de processos seguros com apoio da tecnologia apoia a redução da variabilidade do cuidado – prevenindo danos evitáveis ao paciente
Educação do Paciente: o envolvimento de pacientes no cuidado traz consigo um desafio aos hospitais – como educar e engajar esses pacientes para que sejam participantes ativos do cuidado?
Melhoria contínua: a jornada de melhoria é um caminho sem volta – e a melhoria proativa e reativa é essencial para a criação de processos que apoiem a tomada de decisão segura.

Esta Jornada será lançada no 1º Congresso da SOBRASP durante o World Café, e estará disponível para os membros da Sobrasp em uma série de atividades, como eventos, webinars, conteúdos no site da associação, presencial ou no site www.sobrasp.org.br.

“Tanto a Sobrasp quanto a Elsevier observaram a necessidade de manter profissionais e instituições atualizadas, adotando e implementando práticas de cuidado baseadas em evidências. Nossa expectativa é muito positiva, visto que a Elsevier tem Soluções de Apoio à Decisão Clínica que são muito úteis a um contingente enorme de profissionais e instituições que querem evitar eventos adversos. Temos o objetivo de que essas plataformas se espalhem e que possamos produzir inovação juntos”, explica Victor Grabois, presidente da Sobrasp.

“Estamos desenvolvendo uma série de iniciativas com focos diferentes. Queremos promover conhecimento e facilitar o fluxo de trabalho e gestão que atenda a complexidade da prestação de cuidados de saúde modernos. E colaborar para que os profissionais se empenhem em atender à necessidade urgente de oferecer cuidados seguros e de alta qualidade. As soluções da Elsevier são direcionadas para este mercado complexo, que necessita de mudança de cultura e melhoria da qualidade. Trabalhar nessa missão junto à Sobrasp nos dá muita satisfação, porque é a junção de times apaixonados pelo tema, com muita competência, domínio e paixão pela construção de um ecossistema de saúde que funcione melhor para o paciente, os profissionais e o sistema de saúde. Afinal, esta é a razão de ser de todo o nosso esforço”, diz Claudia Toledo, diretora de Clinical Solutions da Elsevier.

Fonte: Elsevier

Comentários estão fechados