OMS alerta para o crescimento de casos de sarampo no mundo

Dados preliminares divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o número de casos de sarampo no mundo aumentou no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado.  Até o momento, 170 países notificaram 112.163 casos de sarampo, em 2019, à OMS. No mesmo período do ano passado, havia 28.124 casos de sarampo em 163 países. A nível mundial, isso significa um aumento de quase 300%.

Os dados são provisórios e ainda não estão completos – o número oficial de casos notificados pelos estados membros da OMS só ficam disponíveis em julho do ano seguinte. A OMS estima que menos de 1 em cada 10 casos são reportados no mundo, com variações por região.

O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo, com potencial para ser extremamente grave. Em 2017, ano mais recente para o qual há estimativas disponíveis, foi responsável por quase 110 mil mortes. Mesmo em países de alta renda, as complicações resultam em internações em até um quarto dos casos e podem levar à incapacidade vitalícia, desde danos cerebrais e cegueira até perda auditiva.

A doença é quase totalmente evitável por meio de duas doses de uma vacina segura e eficaz. Durante vários anos, no entanto, a cobertura global com a dose da vacina estagnou em 85%, porcentagem menor do que os 95% necessários para evitar surtos – o que deixa muitas pessoas em risco. A cobertura com a segunda dose, embora tenha aumentado, é ainda menor: 67%.

 

Fonte: Com informações da Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde (OMS).

Comentários estão fechados