Pós-graduação em Medicina Hiperbárica na FCMSCSP tem inscrições abertas até 12 de setembro

 

Curso tem como objetivo estudar efeitos do aumento da pressão barométrica

 

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) abriu inscrições para o curso de Pós-graduação em Medicina Hiperbárica, que podem ser feitas até 12 de setembro de 2017. O curso tem como objetivos a capacitação do aluno para realizar a avaliação de trabalhadores e de candidatos a trabalho em ambiente pressurizado, realizar os exames médicos direcionados aos mergulhadores, reconhecer e tratar os problemas do mergulho e indicar e orientar o uso do oxigênio hiperbárico.

 

Além disso, no programa serão abordados pontos importantes do uso seguro de equipamentos hiperbáricos e de mergulho, propiciando uma ferramenta indispensável ao profissional médico que atende candidatos a mergulhador ou mergulhadores profissionais e recreativos, e trabalhadores que exercem atividades em ambiente pressurizado, bem como aos médicos que trabalham ou pretendem trabalhar em serviços médicos hiperbáricos.

 

“Deste modo, além de abordar os aspectos fisiológicos e clínicos do oxigênio hiperbárico, o curso de Pós-graduação em Medicina Hiperbárica da FCMSCSP fornecerá ao aluno a formação fundamental para atuar com segurança na avaliação e apoio a mergulhadores e trabalhadores submetidos ao hiperbarismo”, afirma o Prof. Eduardo Vinhaes, coordenador técnico do curso.

 

A Medicina Hiperbárica está regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1995 e dedica-se ao estudo dos efeitos do aumento da pressão barométrica (hiperbarismo) sobre o ser humano, incluindo os efeitos terapêuticos do oxigênio hiperbárico e os problemas relacionados ao mergulho e ao trabalho em ambiente pressurizado – estes últimos têm normatização do Ministério do Trabalho, exigindo que a avaliação médica de trabalhadores e de candidatos a trabalho em ambiente hiperbárico e de mergulhadores profissionais deve ter formação específica, não bastando o título de médico do trabalho.

 

Sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado. Para mais informações sobre a FCMSCSP, basta acessar: www.fcmsantacasasp.edu.br.

 

SERVIÇO

Curso: Pós-graduação em Medicina Hiperbárica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Coordenação Técnica: Prof. Eduardo Vinhaes

Vagas: 30

Carga horária total: 400 horas

Duração: 12 meses

Horário: Quinzenalmente, às sextas-feiras e aos sábados (aulas teóricas e práticas). Sextas-feiras: das 19h às 23h. Sábados: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Investimento total: 12 parcelas mensais de R$ 1.500,00

Prazo para inscrições: até 12 de setembro de 2017

Inscrições: http://fcmsantacasasp.edu.br/index.php/cursos-graduacao/2012-11-06-12-45-05/medicina-hiperbarica

Comentários estão fechados