Promedon lança nova matriz de regeneração dérmica para tratamento de feridas profundas

Flowable é a primeira matriz fluida do mercado e traz esperança para portadores de Pé Diabético e outros traumas

São Paulo, Junho de 2017 – Pé diabético é uma das complicações mais comuns decorrentes do Diabetes. Caracteriza-se por uma ferida que não cicatriza e infecciona, tornando-se uma úlcera.
Segundo dados da Sociedade Internacional de Pé Diabético, existem 173 milhões de pessoas com diabetes no mundo. Destes, cerca de 45% sofrerá algum tipo de amputação decorrente da doença e 50% deste grupo, terá reincidência e amputará outros membros.

No Brasil os números também são preocupantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% das amputações no Brasil são decorrentes do pé diabético, o que representa 55 mil amputações ao ano. Destes, 85% são resultado de feridas nos membros inferiores.

Os tratamentos existentes ainda são paliativos e utilizados de acordo com cada situação. Em casos mais brandos é possível utilizar bandagens, antibióticos, curativos de pressão, entre outros.
“A grande questão é que mesmo com todos os cuidados, a ferida pode demorar meses ou até anos para fechar, o que traz uma série de complicações como maior suscetibilidade a infecções”, explica o Dr. Igor Rafael Sincos, Cirurgião Vascular e Endovascular com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

Para tratar feridas profundas causadas pela doença, a Promedon traz para o mercado a primeira matriz dérmica dispersível, denominada INTEGRA® Flowable Wound Matrix.
De consistência fluida, o novo tratamento – composto por colágeno granulado de tendão bovino desidratado e entrelaçado com glicosaminoglicano- preenche as cavidades mais profundas da ferida, promovendo a regeneração celular e estimulando a cicatrização da pele de dentro para fora.

“Essa matriz traz um impacto importante pois, ainda não há nada semelhante no mercado. Com a aplicação de Flowable é possível reduzir consideravelmente o tempo de cicatrização de feridas profundas e proporcionar mais qualidade de vida ao paciente”, conclui Dr. Igor Rafael Sincos.

A Flowable é aplicada através de uma seringa com injetor flexível, permitindo uma cobertura completa da ferida de forma minimamente invasiva. O tratamento não tem contraindicação em pacientes com infecção controlada e pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade.

Sobre Integra® Flowable Wound Matrix
Desenvolvida pela Integra LifeSciences, empresa líder mundial em tecnologia médica, a Flowable é uma matriz fluída de tecnologia avançada para o tratamento de diversos tipos de feridas profundas e úlceras. É composta por colágeno granulado de tendão bovino desidratado e entrelaçado com glicosaminoglicano que, ao ser utilizado, é hidratado com solução salina formando uma consistência semelhante a um gel para aplicação em feridas de difícil acesso ou profundas, proporcionando um ambiente propício para proliferação de novas células e crescimento de capilares.

Comentários estão fechados