12º Congresso Brasileiro Nursing! Epidemiologia em tempos de pandemia: Da tomada de decisão à pesquisa

Epidemiologia é a ciência das epidemias que investiga determinantes sociais, ambientais, genéticos e exposição pessoal a agentes tóxicos, microbianos e outros fatores que contribuem para doenças, deficiências físicas e intelectuais e até mesmo a morte, e investiga a distribuição e a quantidade de doenças relacionadas à saúde e doenças relacionadas. A epidemiologia usa a pesquisa para mostrar todos os aspectos da doença, até mesmo a frequência, distribuição geográfica e quem está em maior risco de desastres. A epidemiologia produz dados que podem ser para doenças conhecidas ou desconhecidas.

A epidemiologia é essencial para combater qualquer doença. A pesquisa sobre como e por que a doença se espalha desempenhou um papel importante na luta para entender, conter e responder ao Covid-19. A análise de dados de infecção e morte e projeções de pesquisa que modelam a disseminação do vírus orientam as decisões políticas em todo o mundo. Muitos deles, como bloqueios nacionais, quarentenas obrigatórias e distanciamento social obrigatório e uso de máscaras, agora são comuns. Também destaca a importância da epidemiologia à medida que a pandemia se desenvolve – por exemplo, na compreensão do impacto potencial de novas variantes causando estragos em todo o mundo. A epidemiologia está mudando o curso da pandemia, mas o coronavírus também está pressionando a epidemiologia, e este relatório explora brevemente como o campo mudou como resultado¹.

A Drª Monica Taminato possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2002), Especialização em Saúde Pública / UNIFESP em 2004, Mestrado em Ciências, bolsista CAPES (2008) e Doutorado em Ciências, bolsista CAPES (2013). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Vice coordenadora da Câmara de Pós-graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Enfermagem. Orientadora do Programa de Pós – Graduação em Enfermagem da UNIFESP.

O Congresso Brasileiro Nursing chega à sua 12º edição, e ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro de 2022, de forma totalmente presencial, e terá como localização o Novotel Center Norte, em São Paulo. As inscrições e demais detalhes estão disponíveis em https://congressonursing.com.br//

Palestrante: Drª. Monica Taminato

Tema: Epidemiologia em tempos de pandemia: Da tomada de decisão à pesquisa

Data: 13/10/2022

Horário: 11h00 – 12h00

Referências: 

JÚNIOR, Wilson. Como a epidemiologia moldou a pandemia de Covid-19. Fundação Perseu Abramo, 2021. Disponível em <Como a epidemiologia moldou a pandemia de Covid-19 – ObservaBR (fpabramo.org.br)> Acesso em 27/07/2022.

Comentários estão fechados.